Nossa equipe

barbara-Fraser

Barbara Fraser

Jornalista

Barbara Fraser é uma jornalista americana que trabalha no Peru desde 1989.

Trabalhou em vários projetos de comunicação e jornalismo até 2003.

Desde então, Barbara atua como jornalista freelancer, especializando-se em cobertura ambiental, assim como em reportagens sobre saúde pública e povos indígenas. Tem colaborado regularmente com a Rádio Ucamara na cobertura de derramamentos de petróleo no baixo Marañón.

Marilez-Tello

Marilez Tello Imaina

Jornalista

Marilez Tello Imaina começou sua carreira na rádio com o UNICEF produzindo programas de estimulação precoce para crianças. Trabalha na Rádio Ucamara há 16 anos como repórter e apresentadora de um programa informativo.

Leonardo-Tello

Leonardo Tello Imaina

Jornalista

Leonardo Tello Imaina é jornalista há 19 anos. Durante os últimos 12 anos, atuou como diretor da Rádio Ucamara, às margens do rio Marañón, no Peru.

Seu pai é Kukama, uma cultura que prosperou na selva amazônica por centenas de anos antes da chegada dos espanhóis.

Sua mãe é Achuar, um grupo de indígenas que vive na floresta amazônica próximo à fronteira entre o norte do Peru e o Equador.

Leonardo possui experiência em produção de rádio e vídeo e fez parte da equipe de comunicação do Fórum Social Pan-Amazônico (FOSPA).

Ginebra-Pena

Ginebra Peña

Fotógrafa

Nascida em 13 de julho de 1989 em Barcelona, Ginebra Peña é licenciada em Belas Artes pela Universidade de Barcelona, com especialização em fotojornalismo.

Morou na bacia do rio Congo em Camarún e atualmente vive na bacia do rio Pintoyacu, na Amazônia peruana, combinando o trabalho como fotógrafa freelancer com o ativismo social por meio das associações Zerca y Lejos e Suyay AL.

Espera que sua fotografia documental e o fotojornalismo levem a uma transformação social e auxiliem na luta pelos direitos humanos individuais e coletivos.

Eduardo-Franco

Eduardo Franco Berton

Editor

Eduardo Franco Berton é jornalista investigativo ambiental, fotógrafo para a conservação e produtor de documentários de Santa Cruz de la Sierra, Bolívia. Em 2016 fundou www.raibolivia.org , uma plataforma de notícias sobre meio ambiente, conservação e ciências ambientais, que produz conteúdos sobre a Bolívia e a América Latina.

Contribuiu de forma independente para National Geographic, Mongabay, Mongabay Latam, O Eco, entre outras mídias internacionais. Escreve sobre as florestas tropicais, o tráfico de vida selvagem, a exploração de recursos naturais, as condições indígenas, além de outros temas ambientais da América Latina.

Recebeu o Prêmio TOYP (Ten Outstanding Young Persons) pela Câmara Júnior Internacional de Santa Cruz e obteve menções honrosas no Prêmio Latino-Americano de Jornalismo Investigativo ”Javier Valdez” e no Prêmio da Sociedade de Jornalistas Ambientais (SEJ) nos Estados Unidos.

Há 13 anos com a câmera na mão, Eduardo percorreu cinco continentes para: Escrever sobre gorilas da montanha em Ruanda; fotografar colônias de pinguins na Patagônia; conversar com comunidades indígenas nas profundezas das florestas tropicais; investigar o comércio ilegal de besouros no Japão; e filmar a vida marinha dos recifes de coral no Caribe, sempre em busca de histórias e imagens que deem voz à biodiversidade e inspirem a conservação dos ecossistemas.

Eduardo formou-se como advogado pela Universidade Privada de Santa Cruz de la Sierra, possui mestrado em Mudanças Climáticas pela Universidade Europeia do Atlântico e tem pós-graduação em Direito Ambiental Internacional, Gestão e Conservação de Áreas Naturais e Escrita Criativa.

Lynne-Walker

S. Lynne Walker

Coordenadora de projecto

S. Lynne Walker é presidente e diretora-executiva da InquireFirst, uma organização jornalística sem fins lucrativos que fundou em 2016 para organizar workshops de jornalismo em espanhol e fornecer subsídios para reportagens de jornalistas latino-americanos. Como parte dessa missão, fundou também Montañas y Selva: Voces de los Andes Amazonicos em 2021.

Lynne é finalista do Prêmio Pulitzer e passou grande parte de sua carreira trabalhando como jornalista no México, onde atuou como chefe do Escritório da Cidade do México de 1992 a 2008 para o Copley News Service, com sede em San Diego.

Sua série de quatro partes sobre uma pequena cidade de Illinois transformada pela imigração, “Beardstown: O reflexo de uma América em mutação”, foi finalista do Prêmio Pulitzer 2004 em Reportagens Nacionais. Recebeu o Prêmio Maria Moors Cabot da Escola de Pós-Graduação de Jornalismo da Universidade da Columbia (Nova York) em 2005 por sua excelente cobertura da América Latina.

Como diretora-executiva da InquireFirst, ministrou workshops de jornalismo no México, na Guatemala, em Honduras, na Nicarágua, na Costa Rica, na Colômbia, no Paraguai, na Bolívia, na Argentina e no Equador. Desde que fundou a InquireFirst, Lynne criou vários programas para jornalistas latino-americanos, bem como para jornalistas indígenas do México.

É fundadora de Voces Emergentes (vocesemergentes.com), um curso intensivo de graduação de seis semanas para jornalistas iniciantes e estudantes universitários de jornalismo. Em 2020, fundou Bajo la Lupa (bajolalupa.news), um programa de subsídios para apoiar o jornalismo investigativo na América Latina.

Lynne também é cofundadora de Historias Sin Fronteras (historiassinfronteras.com), criada em 2020 para fornecer subsídios para reportagens sobre ciência, saúde e meio ambiente na América Latina e é cofundadora de En Común: Conocimiento en Voz Viva (encomun .mx), um programa de rádio em espanhol sobre ciência, saúde e meio ambiente destinado ao público rural e indígena da América Latina. As reportagens são feitas principalmente por jornalistas indígenas do México.

CrÉditos

Jessica X. Valenzuela

Tradução para o espanhol

Jerusa Rodrigues

Tradução para o português

Fermín García-Fabila

infográficos

Radio Ucamara

Videos

Luis J. Jiménez

Web designer

Traduçâo

Jessica X. Valenzuela / Espanhol

Jerusa Rodrigues / Português

Infográficos

Fermín García-Fabila

Desenho web

Luis J. Jiménez

Este projeto foi produzido com o apoio da Fundação Gordon e Betty Moore e sua Iniciativa Andes-Amazônia